segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Como se irá aprender?

“… estudar Sociologia na escola secundária visa, sobretudo: 
® aprender a gostar de Sociologia, ou seja, iniciar-se na aprendizagem do pensar sociológico;
® treinar a problematização e a crítica da sociedade que nos rodeia;
® consciencializar-se da necessidade de rigor científico que encaminha para a (re)construção das sociedades;
® experimentar a aplicação da pedagogia de projeto a um ou dois casos específicos.
Salienta-se, mais uma vez, o carácter formativo da Sociologia e a sua ligação ao quotidiano dos alunos e às sua expectativas. Com efeito, “a Sociologia não é apenas um corpo intelectual e abstrato, mas algo que pode ter implicações práticas na vida das pessoas” e “a melhor maneira de nos assegurarmos de que tal acontece é abordar a disciplina de uma forma imaginativa e relacionar ideias e conclusões com situações da nossa própria vida.”
(In pág.3 do programa curricular da disciplina, ME, 2005)

A aprendizagem no seu todo encarada como ação educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver nos indivíduos as capacidades que os tornem capazes de estabelecer uma relação pessoal com o meio em que vivem (físico e humano), servindo-se para este efeito, das suas estruturas sensório motoras, cognitivas, afetivas e linguísticas.
Atualmente a aprendizagem é vista como um processo dinâmico e ativo, em que os indivíduos não são simples recetores passivos, mas sim processadores ativos da informação.


Este blog tem por finalidade registar as aulas de Sociologia do 12º (CCH) da Esc.Sec. Dom Manuel Martins, do ano letivo 2015/2016, assim como os trabalhos realizados pelos alunos.

Os temas "obrigatórios"

Para não fugir à tradição teremos de "dar o programa", isto é, seguir os temas curriculares que foram definidos pelo ministério da educação para a nossa disciplina.
São eles:
  1. Sociologia e conhecimento sobre a realidade social.
  2. Metodologia da investigação sociológica.
  3. Socialização e cultura.
  4. Interação social e papéis sociais.
  5. Instituições sociais e processos sociais.
  6. Globalização.
  7. Família e escola.
  8. Desigualdades e identidades sociais.
Mas como está explicado na postagem anterior, os temas serão dados (pela professora) e aprendidos (pelos alunos) de forma prática.
Com base nas vivências pessoais, nas nossas comunidades e na nossa sociedade, iremos pesquisar, refletir e formar as nossas decisões sobre estes temas e outros que sejam importantes para os alunos (através da escolha do tema para o trabalho prático de investigação).

Como poderão deduzir iremos andar muito ocupados durante todo o ano letivo.
E os que quiserem aprender, no final verão que valeu a pena o esforço, o tempo despendido e o trabalho realizado. Pois terão adquirido conhecimentos e capacidades importantes para o futuro, ao nível pessoal e ao nível social.